ALIFA 2022 Norte-Nordeste: finais aconteceram no domingo (15) 

Na última quarta-feira (11), teve início o Campeonato ALIFA 2022 Norte-Nordeste, na Arena das Dunas, em Natal. Sediado na capital potiguar, o evento recebeu apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte – CAARN e OAB/RN, da OAB/RN e do Sicoob Judiciário. A competição esportiva ocorreu até o dia 15 de maio e reuniu mais de 1000 advogados e advogadas de toda a região Norte-Nordeste, além de Minas Gerais como estado convidado.

Para representar o Rio Grande do Norte, a OAB/RN contou com mais de 100 atletas divididos entre seis equipes. A primeira vitória para o RN foi no jogo de abertura contra a delegação de Sergipe, por um placar de 3X1, na categoria Livre. Nos dias de competição a advocacia potiguar obteve bons resultados e se classificou para três finais: Livre, Master e Super Master.

Seleção RN categoria SuperMaster

Todas as finais aconteceram no domingo (15). O primeiro jogo foi na categoria Livre, às 9h, no Frasqueirão. O confronto entre as equipes do RN e PE resultou em um empate, com o placar de 1×1, no tempo regular. No entanto, a seleção de Pernambuco se consagrou campeã na disputa de pênaltis. “A CAARN está de parabéns, junto com a OAB aqui do Rio Grande do Norte e junto com a ALIFA, estão de parabéns, o evento foi exemplar! Os árbitros apitando muito bem, a parte da organização não faltou nada, não deixou nada a desejar e tudo isso nos ajudou a desempenhar um bom futebol”, disse o diretor de esportes da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), Saulo Lustosa.

O time do RN entrou em campo novamente, às 10h, desta vez no campo 1 do Jiqui, contra a equipe da Paraíba para disputar a final da Categoria Master, mas sofreu um gol durante o tempo de jogo e ficou com a vice-liderança. Simultaneamente à final Master, o time Super Master do RN também disputou o 1º lugar contra a equipe do Amapá. A partida se encerrou no cronômetro regular com o placar de 0 a 0. Para finalizar o confronto e consagrar o vencedor, foi necessário a disputa de pênaltis. A seleção potiguar venceu o Amapá e foi a grande Campeã Super Master no gramado do campo 2, no Jiqui Country Club.

O goleiro Silvio, que defendeu o pênalti e foi herói do título, emocionou-se com a conquista. “Para mim foi superação, eu tive problemas no joelho […] comecei jogando na linha, o goleiro machucou e eu tive que ir para o gol e fui lá. A gente foi na raça, na vontade e foi campeão, graças a Deus. Não só eu, mas o time inteiro”, disse ele.

Os outros jogos que marcaram as finais do campeonato regional foram nas categorias Feminino e Legend que também aconteceram de forma simultânea nos campos 1 e 2 (Jiqui), às 9h, respectivamente. Os times femininos de SE e PB jogaram para garantir o troféu de campeão, mas foi a seleção de Sergipe que o levou para casa após o placar de 4 a 1. Já na final Legend foram os estados de Amazonas e Piauí que entraram em campo. O jogo permaneceu com o placar de 0x0, mas nas disputas de pênaltis o time do AM venceu a partida e tornou-se campeão.

Ricardo Lucena, presidente da CAARN, agradeceu a participação de todos os atletas e parabenizou, em especial, a seleção do Rio Grande do Norte. “Só agradecer aos atletas de todo Norte-Nordeste que vieram aqui para o RN, seleção de Minas também convidada. E acima de tudo, parabenizar aos nossos atletas [RN]. Chegamos a três finais! […] O importante é a mensagem que a Caixa de Assistência vai continuar apoiando o esporte. Esporte é saúde, é qualidade de vida, então muito obrigado a vocês que compareceram e fizeram esse evento acontecer. Parabéns e obrigado!”, relatou com muita satisfação.

O Campeonato ALIFA Norte-Nordeste 2022 foi marcado, principalmente, pela confraternização entre a advocacia de diferentes lugares do Brasil. “O evento foi um sucesso. Tivemos a participação maciça do Norte-Nordeste, todas as seccionais participaram […] o sucesso foi maravilhoso! Confraternização, brincadeiras, amizades… É isso que importa. E acima de tudo, tivemos o RN como campeão do Super Master. Vamos comemorar e esperar agora Recife, em novembro”, disse Edson Gutemberg, secretário-geral e diretor de esportes da CAARN.

Os jogos do ALIFA aconteceram na Arena das Dunas, Estádio Frasqueirão ABC FC, Estádio Juvenal Lamartine, Campo da UFRN, Clube da Caixa e Jiqui Country Club. Neste último, a Caixa de Assistência do RN disponibilizou o espaço CAARN com degustação de parceiros do Clube de Descontos e suporte aos atletas, como fisioterapia, atendimento médico e hidratação. A etapa Nacional do campeonato reunirá, mais uma vez, os advogados e advogadas de todo o país. Neste ano, o evento acontecerá em Recife e em breve as datas serão divulgadas.

A CAARN e a OAB/RN se preocupam em promover e apoiar projetos esportivos e atividades de lazer aos advogados e advogadas. Esta é uma forma de promover saúde, qualidade de vida e confraternização entre a advocacia. A Caixa de Assistência parabeniza todos os atletas e reafirma o compromisso com os advogados(as) norte-rio-grandenses.

Fonte: Site da CAARN